Projeto de Pesquisa


Universidade de Brasília - UnB
Faculdade de Ciências da Informação - FCI
Programa de Pós-graduação e Ciência da Informação – PPGCInf
Disciplina: Metodologia da pesquisa em Ciência da Informação
Professores: Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez;
  Profa. Dra. Sofia Galvão Baptista
Aluno especial: Rodrigo Gonçalves Calazans 10/05944


A verdade e seus agentes de chancela: o arquivo e a informação


Resumo:
O problema que ora se apresenta para desenvolvimento de pesquisa diz respeito às relações existentes entre arquivo e informação e suas relações para a construção de verdades. Para a realização desta pesquisa pretende-se construir um paralelo entre verdade e arquivo, verdade e informação utilizando o conceito de verdade do filósofo Michel Foucault (1926 - 1984).
Palavras-chave: Arquivo, Verdade, Informação, Arquivologia.

Problema:
Qual é a relação entre conceito de verdade adotado por Michel Foucault com o conceito de Arquivo e informação observando-os como seus elementos de chancela?

Objetivos

Objetivos Gerais:
Analisar o Arquivo e a informação como elementos chanceladores de verdades.

Objetivos específicos:
·         Identificar a importância da verdade para o discurso do uso informacional.
·         Analisar o Arquivo como espaço chancelador de verdades.
·         Analisar a informação como elemento de construção de verdades.

Justificativa:
·         Relevância do tema em buscar compreender esse fenômeno a partir da Ciência da Informação.
·         Esta pesquisa vem a colaborar, também, para a construção de um conhecimento novo a cerca da importância do arquivo e da informação como elementos participantes do processo de construção da verdade.
·         Adensar o posicionamento filosófico sobre o Arquivo e a informação
·         Compreender como esses dois elementos de verdade são questionados e delimitados para a representação e organização da informação, colaborando, assim, para a Filosofia da Informação e para a Filosofia Arquivística.

Fundamentação teórica:
Esta pesquisa está fundamentada nos estudos de “Ação de Informação”, vertente esta de estudo que está ancorado em pensamentos pós-estruturalistas e contemplam a Análise do Discurso como método para compreensão dos fenômenos sociais da CI. Essa perspectiva de estudo tem como principais autores Gonzáles de Gomes (1999), Frohmann (2004) e Freitas (2004).
Para as ações de informação os fenômenos informacionais estão relacionados aos significados que as informações podem assumir (WERSIG; NEVELING, 1975), que geram semânticas e que é capaz de dar forma a um conhecimento ou, até mesmo, transformá-lo.
Dessa maneira a informação ganha uma dimensão de empoderamento, pois ela faz parte de uma dimensão de seleção de conteúdos. Seus significados, então, ganham valores e dessa forma “se reúnem ora se contrapõem na constituição de um valor de informação.” (GONZÁLES DE GOMES, 1999, p. 3).
Dentro dessa corrente de pesquisa a verdade não estaria no documento, ela estaria no discurso que se elabora sobre ele e esse discurso seria o gerador de “um poder documental”, pois a verdade estaria no que se afirma a seu respeito.
Metodologia:
·         Natureza da pesquisa ela se configura como uma pesquisa básica pois não tem aplicação prática.
·         Abordagem do problema, a pesquisa é de natureza qualitativa.
·         Aos objetivos, ela é de natureza explicativa/especulativa
·         Aos procedimentos técnicos, ela é bibliográfica.

Referências:
BORKO, H. Information science: what is it? American Documentation, v.19, n.1, p.3-5, jan. 1968.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Tradução Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Moraes. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2003.
______. A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
FREITAS, L. S. Documento e poder: uma arqueologia da escrita. Morpheus, Rio de Janeiro, ano 09, n. 14, 2009. Disponível em: <http://www.unirio.br/morpheusonline/numero14-2009/artigos/lidia_pt.pdf>. Acesso em: 08 de maio de 2012.
FROHMANN, Bernd. Documentation redux: prolegomenon to (another) philosophy of information. Library Trends, v. 52, n.3, p.387-407, 2004b.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nelida. O caráter seletivo das ações de informação. Informare, vol. 5, n. 2, p. 7-31, 1999. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=8552> . Acesso em: 09 de abril de 2012.
LE COADIC, Yves François. A Ciência da Informação. Tradução Maria Yêda F. S. de Filgueiras Gomes. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
WERSIG, G., NEVELLING, U. The phenomena of interest to information science. The Information Scientist, vol. 9, n. 4, p. 127-140, dez. 1975.

Nenhum comentário:

Postar um comentário