quinta-feira, 5 de julho de 2012

Resposta a extinção da profissão Arquivologista




No dia 02 de julho de 2012 o site Yahoo.com por meio da sua página eschola.com publicou um ranking das profissões que serão extintas até o ano de 2020 devido ao avanço tecnológico. Tentei diversas vezes publicar uma resposta a devida matéria, porém não consegui, por isso fica aqui a resposta que eu deixaria ao site!
Infelizmente é chato perceber que além de não saberem escrever o nome dos profissionais de uma área tão importante para a sociedade moderna, pois foi a partir dos documentos que a sociedade chegou a ser o que é hoje. Estou descrevendo os arquivistas (escrito de forma errada neste artigo como arquivologistas).
A Arquivologia ciência relativamente nova (se comparada com outros campos do conhecimento), porém com uma práxis muito antiga que remonta a era das grandes bibliotecas dos povos antigos como a famosa Biblioteca de Alexandria e o archeon romano, lembrado por grandes filósofos do século XX, como Michel Foucault e Derrida.
Concluindo, por mais que o desenvolvimento tecnológico leve-nos a considerar que a informática seja a solução para a organização de documentos digitais ou eletrônicos, veremos que essa premissa não é verdadeira, pelo simples fato de que a própria história tem mostrado várias iniciativas frustradas, pois muitos documentos foram perdidos dentro de base de dados (ou repositórios digitais como se divulga hoje em dia), revelando que software sem uma metodologia de organização documental não se revela muito eficiente!
Então se matarem uma profissão tão importante para recuperação da memória institucional, social ou coletiva (como queiram) estarão matando a memória da nossa civilização.
Por esse motivo não creio na extinção da profissão Arquivista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário